A queda de cabelo é, sem dúvida, uma das condições que mais afeta a autoestima de homens e mulheres. A condição, ao contrário do que muitos pensam, não possui uma causa isolada e pode estar relacionadas a diversos fatores, como:
Apesar de sempre gerar preocupação num primeiro momento, a queda de cabelo é, em essência, um fenômeno fisiológico, você sabia?
Os fios estão em constante renovação e passam por um ciclo capilar dividido em 3 fases principais: Anágena, Catágena e Telógena:
Ok, mas se a queda de cabelos é um processo natural, quando devemos nos preocupar?
É normal que percamos, em média, entre 50 e 100 fios de cabelo todos os dias, sem que isso represente nenhum problema.
Em contrapartida, se você passa a observar, de uma hora para outra, uma mudança no padrão de queda dos fios, é (super) importante procurar um especialista. Sinais como excesso de fios nos ralos, escovas, roupas e travesseiros são alertas de que algo não vai bem.
Além deles, o afinamento dos fios, a quebra excessiva e a rarefação dos cabelos em partes do couro cabeludo também são indicadores relevantes e devem ser investigados.
Diante desses sinais, a queda de cabelo deve ser avaliada por um especialista em tricologia, que é um médico especializado no diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o couro cabeludo e os fios, sendo a queda de cabelo a mais importante e frequente delas.
O diagnóstico correto e precoce é fundamental para a instituição do tratamento adequado.
Como existem muitas causas para a queda de cabelo, o primeiro passo é realizar uma anamnese detalhada e alguns exames específicos, que serão solicitados de acordo com o quadro clínico do paciente.
Além deles, a tricoscopia (exame que permite uma visualização ampliada do couro cabeludo e dos fios) – e em alguns casos até a biópsia – é essencial para fechar o diagnóstico.
Embora apresente diversas causas, as mais frequentes são:
O Eflúvio Telógeno é uma alteração do ciclo capilar que faz com que os fios que estavam na fase de crescimento recebam uma ordem abrupta de queda.
Normalmente transitória, a alteração pode ser causada por fatores como o período pós-parto, o uso de medicações, o pós-operatório de uma cirurgia, grandes perdas de peso, entre outros.
A alopecia androgenética (popularmente conhecida como calvície) é uma doença que provoca o afinamento e a queda progressiva dos fios. A condição pode se manifestar em homens e mulheres, mas apresenta apresentações diferentes nos dois sexos. Nos homens, a perda é mais intensa na região do vértex (topo da cabeça), enquanto nas mulheres costuma acometer de forma difusa o couro cabeludo.
De todas as causas de queda de cabelo, a que merece mais destaque por sua irreversibilidade são as alopecias cicatriciais. Entre as mais conhecidas, estão a Alopecia Frontal Fibrosante e o Lúpus Eritematoso, que agem provocando a formação de cicatrizes nos folículos pilosos, o que impede o crescimento de novos fios na região.
Como essas doenças são, em geral, incuráveis, o diagnóstico precoce torna-se ainda mais importante, para que a implementação de medidas de controle seja capaz de estabilizar o quadro.
Felizmente, grande parte dos quadros de queda de cabelo, se diagnosticados precocemente, apresentam boa resposta aos tratamentos clínicos.
Várias técnicas são capazes de estimular o crescimento e ainda fortalecer e tornar os fios mais grossos. Veja as que mais utilizamos (e amamos) aqui na My Beleza:
Nos envie suas dúvidas, estamos de prontidão para te atender.
Avenida Luiz Paulo Franco, 1001, Lj 17
Informações e agendamentos:
Rua Padre Eustaquio 2578 loja 02
Informações e agendamentos:
Informações e agendamentos:
R. Júlio Pereira da Silva, 55 lj.105
Informações e agendamentos:
R. Conceição do Mato Dentro, 449
Informações e agendamentos:
R. dos Tupis, 337 - Centro - Loja T13
Informações e agendamentos:
R. Lavras, 214
próximo ao Pátio Savassi
Informações e agendamentos: