Aproveite as promoções! 😍 Converse agora mesmo com uma de nossas consultoras.

Carregando..

Aguarde. Estamos enviando!

CICATRIZES DE ACNE – COMO ELIMINAR?

16/07/2019

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne é definida pela presença de cravos e espinhas que surgem em decorrência de um processo inflamatório que ocorre nas glândulas sebáceas e nos folículos pilossebáceos.

Muito frequente na adolescência, ela também pode se iniciar na idade adulta, sobretudo no público feminino. Além do desconforto físico e emocional gerado pelas lesões dolorosas e inestéticas durante a fase aguda, ela pode – se não tratada – deixar marcas profundas, que podem persistir por toda vida.

As consequências mais comuns da acne são as manchas (a chamada hiperpigmentação pós-inflamatória) e as cicatrizes propriamente ditas, que podem ser de três tipos:

  • Atróficas: lesões que se apresentam como buraquinhos;
  • Hipertróficas: lesões que parecem saltadas, se localizando acima do relevo natural da pele;
  • Lineares: lesões mais complexas e de difícil tratamento, formadas por espinhas que se juntaram.

ANTES DE TUDO, A PREVENÇÃO

Embora a evolução das técnicas e tecnologias estéticas possibilite tratamentos cada vez mais eficazes, não podemos deixar de ressaltar que o ditado “prevenir é melhor que remediar” é sempre atual.

Quando diagnosticados e tratados a tempo, os quadros de acne – mesmo os mais graves – tendem a responder às terapêuticas, evitando grandes prejuízos futuros.

Medicamentos orais e tópicos, peelings, lasers e luzes fazem parte do arsenal utilizado no controle da doença.

Na dúvida, busque sempre orientação médica.

MAS EU JÁ TENHO CICATRIZES DE ACNE – E AGORA?

Calma, não é preciso se desesperar.

O primeiro passo é garantir que a doença esteja controlada. De nada adianta tratar sequelas se o processo inflamatório continuar ativo.

Com cravos e espinhas sob controle, vários de procedimentos podem – e efetivamente conseguem – melhorar o aspecto das lesões na pele.

TRATANDO AS CICATRIZES DE ACNE

Quando o assunto é melhorar a pele acometida pela acne, a palavra de ordem é remodelação e estímulo à produção de colágeno. E, nesse sentido, muitas técnicas e tecnologias estão disponíves, como:

MICROAGULHAMENTO ROBÓTICO

O microagulhamento, procedimento que consiste na introdução de microagulhas na pele com objetivo de estimular os mecanismos naturais de regeneração, já era – quando surgiram os chamados rollers – um super tratamento para as cicatrizes de acne.

Recentemente, equipamentos modernos como o Endymed Pro não só o tornaram mais eficaz com a tecnologia robótica, como o associaram a outra forte aliada – a radiofrequência.

No Endymed, as agulhas perfuram a pele com profundidade controlada e entregam, na derme, a radiofrequência, que promove a contração do colágeno e o estímulo aos fibroblastos, que irão produzir fibras novinhas em folha para revitalizar a pele da região.

Conheça mais sobre o Endymed neste post.

LASER DE CO2

O laser de CO2 fracionado é outra opção para tratar os casos mais severos. Devido a sua altíssima afinidade pela água (principal componente da nossa pele), ele promove a vaporização e coagulação de microcolunas na pele, estimulando sua regeneração e melhorando muito o aspecto das cicatrizes.

Mais agressivo que o microagulhamento robótico, o CO2 tem sido – em nossa prática clínica – reservado para os casos mais graves e para pacientes que se dispõem a reservar alguns dias para a recuperação após o procedimento.

OUTROS TRATAMENTOS

Peelings, lasers específicos para pigmentos (como o laser de NdYag Q-Switched ou laser Elektra) e luz intensa pulsada são boas opções para melhorar a textura e, sobretudo, a pigmentação das cicatrizes de acne.

Para saber qual o melhor tratamento para o seu caso, converse com seu médico ou agende uma avaliação gratuita em uma de nossas sete clínicas.

Contato

Nos envie suas dúvidas, estamos de prontidão para te atender.

    Santo Agostinho

    Av. Álvares Cabral, 1835

    Informações e agendamentos:

    Pampulha (Ouro Preto)

    R. Conceição do Mato Dentro, 449

    Informações e agendamentos: