3 TRATAMENTOS REALMENTE EFICAZES PARA MANCHAS NO ROSTO

23/10/2018

Se você sofre com as manchas no rosto e gasta horas diante do espelho e muita base e corretivo para camuflá-las diariamente, esse post é para você. As manchas no rosto estão entre as queixas mais comuns em clínicas de estética e dermatologia, gerando grande desconforto e impacto na autoestima dos pacientes.

Felizmente, os tratamentos para manchas no rosto são inúmeros e, com bons profissionais, tecnologias de ponta e os cuidados certos, é possível manter a pele clarinha o ano inteiro.

Antes de falar dos tratamentos, vamos tratar dos tipos mais comuns de manchas, pois cada um demanda uma abordagem diferente.

TIPOS DE MANCHAS NO ROSTO

MELANOSES SOLARES

As melanoses solares são provocadas pela exposição cumulativa ao sol ao longo dos anos, sobretudo quando o uso do filtro solar não é levado a sério. Os raios ultravioleta estimulam a atividade dos melanócitos (células que produzem o melanina, pigmento que dá cor à pele), que passam a distribuir mais e mais pigmento na pele.

Apresentam-se como manchas escuras, que variam do marrom claro ao escuro, variando de poucos milímetros até alguns centímetros. Estão localizadas não somente na face, mas em toda região muito exposta ao sol, como o pescoço, o colo, os braços e as mãos.

São mais frequentes em pacientes de fototipos mais baixos (peles claras), mas também atingem pessoas morenas e negras.

EFÉLIDES (SARDAS)

Assim como as melanoses solares, as efélides, mais conhecidas como sardas, também são provocadas pela exposição solar cumulativa.

São manchas com formato arredondado ou geométrico e apresentam forte correlação com fatores genéticos. São mais comuns em pacientes de pele muito clara, como loiras e ruivas.

MELASMA

O melasma é caracterizado pela presença de manchas acastanhadas que surgem principalmente na face. É uma condição crônica e de difícil tratamento, representando um grande desafio para os profissionais da dermatologia e estética.

Não existe apenas uma causa para o desenvolvimento dessas manchas,  sendo sua gênese influenciada por fatores diversos. Entre eles, destacam-se as questões genéticas e hormonais, o uso de anticoncepcionais e outros medicamentos e, muito frequentemente, a gravidez.

O surgimento das manchas também apresenta forte relação com fatores ambientais, como:

  • Exposição solar: os raios solares estimulam a atividade dos melanócitos, que distribuem os pigmentos na pele, dando origem às manchas.
  • Exposição a luzes artificiais: luzes como a do computador e celular produzem exatamente o mesmo efeito, excitando os melanócitos.
  • Exposição ao calor: mesmo sem exposição direta ao sol, o calor também estimula a produção de melanina.

Além disso, o uso de ácidos e cosméticos que irritam a pele, assim como a aplicação de lasers muito invasivos, pode determinar um agravamento do quadro.

TRATAMENTOS

Mas, afinal, qual o melhor tratamento para manchas no rosto?

A resposta é: depende 100% do tipo de mancha, de sua história clínica e apresentação ao exame físico. A consulta com um especialista é essencial para definir o melhor tratamento.

Para ajudar você, leitor ou leitora, a participar ativamente da discussão sobre a melhor terapêutica para o seu caso, selecionamentos três tratamentos realmente eficazes para manchas no rosto.

LUZ INTENSA PULSADA

Ela é uma unanimidade no tratamento das manchas no rosto. A tecnologia, que emite luz em diferentes comprimentos de onda, não só clareia melanoses solares e sardas, como trata pequenos vasinhos faciais, melhora linhas finas e estimula a produção de colágeno na pele.

O tratamento é rápido, seguro e muito confortável.

Só não é muito indicada para o tratamento de melasma, pois, como aquece profundamente a pele, pode causar o chamado “efeito rebote”, provocando um escurecimento das manchas do melasma.

LASER ELEKTRA

O laser Elektra é um laser de NdYAG Q-Switched, que remove os pigmentos de uma maneira diferente da luz intensa pulsada. Ao invés de removê-los por aquecimento, ele tem uma ação fotomecânica, ou seja, age como uma picareta, quebrando os pigmentos em pedacinhos bem pequenos, que são posteriormente removidos pelo sistema de defesa do organismo.

É muito rápido, seguro e eficaz no tratamento das manchas e na remoção de tatuagens e micropigmentações.

ENDYMED PRO

A mais nova arma contra as manchas no rosto é a plataforma Endymed. Ela conta com duas ponteiras: a FSR (radiofrequência fracionada ablativa) e a Intensif (microagulhamento de ouro com ou sem radiofrequência associada).  

A seleção da ponteira dependerá do tipo de mancha, mas todas podem ser clareadas com muita segurança com a plataforma. Além tratar as melanoses, sardas e o melasma, o Endymed ainda estimula a produção de colágeno, melhorando a flacidez, as rugas e linhas finas.

O tratamento é rápido, confortável e apresenta resultados em poucas sessões.

CONCLUSÃO

Além desses, existem muitos outros tratamentos para as manchas no rosto, como cremes despigmentantes, peelings, microagulhamento convencional, entre outros. Somente um especialista poderá definir qual o melhor tratamento para o seu caso.

Contato

Agende uma avaliação gratuita em uma das nossas 7 clínicas.

Selecione o tratamento que está buscando*

Selecione uma unidade*

Como conheceu a My Beleza*

* Campos obrigatórios!