REMOÇÃO DE TATUAGEM A LASER – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DA PRIMEIRA SESSÃO

17/09/2018

O desejo de remover uma tatuagem antiga é cada vez mais comum, mas continua despertando dúvidas e medos entre os pacientes.

Nas últimas décadas, o procedimento a laser evoluiu consideravelmente e hoje já é possível remover 100% da tatuagem sem deixar manchas ou cicatrizes. Mas, como ocorre em todo e qualquer procedimento estético, não é possível garantir que esse será o resultado final.

Para ajudar você que está em dúvida se deve ou não investir nesse procedimento, vamos contar aqui tudo que você precisa saber antes de agendar a sua primeira sessão. 

O LASER 

Os lasers vêm, já há algumas décadas, sendo largamente utilizados na estética e boa parte deles atua gerando um aquecimento seletivo em alvos como a melanina (no caso dos lasers para manchas ou depilação), hemoglobina (nos lasers removem vasinhos e varizes) e água (caso de boa parte dos lasers fracionados, que rejuvenescem a pele).

Diferente desses, o laser utilizado na remoção de tatuagens (o chamado Q-Swithed) não age por aquecimento. Os pulsos desse tipo de tecnologia são muito rápidos, da ordem de nanosegundos (um nanosegundo = um bilhonésimo de segundo) e por isso seu efeito é mecânico. Ele atua atingindo os pigmentos como uma picareta, que os fragmenta em pedacinhos que são posteriormente removidos pelo sistema de defesa do organismo. Quanto mais moderno o equipamento, mais rápidos são os pulsos e melhores são os resultados. 

OS RESULTADOS 

Por melhor que seja a clínica e o equipamento, não é possível prever se o resultado final será totalmente satisfatório. Embora existam indicadores de bons e maus resultados (falaremos deles daqui a pouco), cada organismo reage de uma maneira ao procedimento. Dito isso, compartilhamos a nossa estatística: mais de 80% dos nossos pacientes ficam extremamente satisfeitos ou muito satisfeitos com os resultados.

Como saber se você tem boas chances de alcançar bons resultados com a remoção de tatuagem a laser?

Primeiro, se a sua tatuagem é toda escura, ponto para você. Se ela é colorida, saiba que possivelmente precisará de um pouco mais de paciência para se livrar dela.

Se a sua tatuagem foi feita por um tatuador profissional, ótimo. Nesses casos, a tinta fica depositada em uma camada específica da pele e costuma ser mais fácil removê-la do que no caso das tatuagens artesanais, onde os pigmentos podem estar depositados em diferentes camadas da pele.

O fator tempo também conta pontos. Tatuagens mais antigas costumam ser mais facilmente removidas, pois elas naturalmente vão desbotando, o que reflete uma diminuição na quantidade de pigmentos abaixo da pele. 

UMA SESSÃO POR QUEM ENTENDE DO ASSUNTO

As sessões de remoção de tatuagem costumam ser rápidas, uma vez que o laser é muito, muito rápido. Nas tatuagens menores, é possível finalizar o tratamento em segundos.

O desconforto existe e – como em qualquer procedimento – varia de pessoa para pessoa. Em pacientes mais sensíveis e tatuagens muito extensas, o uso de anestésicos tópicos pode ajudar muito.

O pós-procedimento não costuma ser doloroso, mas pode ser um pouco feio. Vermelhidão, inchaço e casquinhas são comuns nos primeiros dias, mas somem rapidamente sem deixar vestígios. Basta utilizar os produtos indicados e seguir as recomendações.

O intervalo entre as sessões deve ser respeitado, para possibilitar uma adequada recuperação da pele que foi lesada.

QUER SABER MAIS? 

Cada tatuagem é única e requer uma estratégia individual para ser adequadamente removida. Se você tem uma tatuagem e não está satisfeito(a), agende uma avaliação gratuita e converse com um de nossos especialistas.

Contato

Agende uma avaliação gratuita em uma das nossas 7 clínicas.

Selecione o tratamento que está buscando*

Selecione uma unidade*

Como conheceu a My Beleza*

* Campos obrigatórios!