Remoção de tatuagem

28/08/2018

Se você não possui uma tatuagem antiga que não te agrada, certamente conhece alguém que passa por essa situação. As tatuagens costumam estar vinculadas a pessoas e momentos que, como tudo nessa vida, passam. É por esse motivo que a demanda para remover esses desenhos não pára de crescer no Brasil e no mundo.

Abaixo, vamos conhecer um pouquinho da história e do desenvolvimento das técnicas para remover as tatuagens, assim como as informações mais relevantes para quem está em dúvida se deve ou não se submeter ao procedimento.

HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DAS TÉCNICAS DE REMOÇÃO DE TATUAGEM

As tatuagens e, paralelamente, as tentativas de removê-las remontam há mais de cinco mil anos. Os métodos rudimentares soavam, na melhor das hipóteses, incrivelmente dolorosos e incluíam o uso de substâncias abrasivas para raspar as camadas superficiais da pele e o uso de balões inflados sob a pele para esticá-la e depois cortar a pele tatuada.

A grande evolução começou em 1967, quando o Dr. Leon Goldman usou o laser de Rubi 694 e o laser ND: YAG para remover tatuagens pela primeira vez. Na década de 1980, o mesmo especialista passou a utilizar lasers de CO2, mas essa tecnologia ainda estava em desenvolvimento e acabou resultando em problemas de pigmentação permanente. Além disso, era extremamente doloroso e exigia o uso de sedação ou até anestesia geral.

A partir da década de 90, com o desenvolvimento da teoria de fototermólise seletiva (teoria que revolucionou os tratamentos a laser), os procedimentos a laser se tornaram cada vez mais seguros e eficazes e, desde então, a evolução dos procedimentos de remoção de tatuagem ocorreu de forma rápida e contínua.

Atualmente, os lasers mais utilizados para remover as tatuagens são os Q-Switched, tecnologias que removem o pigmento mecanicamente, causando mínimo aquecimento na pele. Quanto mais rápidos os pulsos, mais eficazes costumam ser os equipamentos.

A REMOÇÃO DE TATUAGEM NOS DIAS DE HOJE

QUAL O LASER MAIS UTILIZADO?

Atualmente, a remoção de tatuagem a laser é um procedimento corriqueiro em clínicas de estética e dermatologia. Grande parte delas utiliza o laser de NdYAG Q-Switched, tecnologia que tem bastante afinidade pelos pigmentos e é capaz de removê-los profundamente na pele.

COMO O LASER ATUA NA PELE?

O laser atua como uma picareta, quebrando os pigmentos depositados nas camadas mais profundas da pele. Fragmentados, esses pigmentos são removidos posteriormente pelo próprio sistema de defesa do corpo. A superfície da pele também sofre uma agressão e portanto, é necessário um período de recuperação de 30 a 45 dias entre as sessões, para que a pele se recupere bem e esteja pronta para mais uma sessão.

A despigmentação ocorre de forma gradual, já podendo se observada desde a primeira sessão. O número de sessões dependerá de diversos fatores, como o tempo desde a realização da tatuagem, o tipo de tinta utilizado, a técnica empregada pelo tatuador e – o mais relevante de tudo – a resposta de cada organismo. Em muitos casos, é possível remover 100% dos pigmentos, mas esse resultado é impossível de ser previsto no momento da avaliação. Somente com o correr das sessões, é possível identificar o padrão de resposta de cada paciente ao procedimento.

DÓI?

O procedimento provoca um incômodo variável em alguns pacientes – especialmente aqueles com tatuagens muito grande – podem requerer o uso de anestésicos tópicos ou injetáveis para tornar o procedimento mais confortável.

É POSSÍVEL REMOVER TATUAGENS ESCURAS E COLORIDAS?

As tatuagens escuras são as que melhor respondem ao procedimento, ao passo que as coloridas (especialmente as que têm azul e amarelo) costumam ser mais resistentes. Novamente, deixamos claro que não existe padrão. Em nossos muitos anos de trabalho com o procedimento, já tivemos tatuagens escuras super resistentes e tatuagens coloridas removidas facilmente em menos sessões que o esperado à avaliação.

A ESCOLHA DA MY BELEZA

Na My Beleza, escolhemos o laser Elektra, da plataforma Harmony. O Elektra é um laser NdYAG Q-Swithed fracionado de alta potência, o que garante tratamentos mais eficazes com muito mais segurança e conforto para o paciente.

Para quem se interessou, agende uma avaliação gratuita em uma de nossas sete clínicas.

Contato?

Agende uma avaliação gratuita em uma das nossas 7 clínicas.

* Campos obrigatórios!